Recursos Humanos no Centro Cirúrgico

Os profissionais que atuam no Centro Cirúrgico são: as equipes médicas (cirúrgica e anestesiologia), de enfermagem, administrativa e de higiene, que têm como objetivo assistir adequadamente às necessidades do paciente. 

É de extrema importância que seus componentes atuem de forma harmônica e integrada para a segurança do paciente e a eficiência do ato cirúrgico. É importante ainda que as boas relações humanas e o profissionalismo sempre prevaleçam sobre as tensões, inevitáveis nesse tipo de trabalho.

Entendendo a formação da equipe em um centro cirúrgico 

Em uma equipe, todos os seus membros têm suas responsabilidades e funções definidas, assim como devem ser habilitados para as atividades que desempenham. 

As funções do enfermeiro coordenador, do enfermeiro assistencial, dos técnicos de enfermagem, dos auxiliares de enfermagem e auxiliares e dos auxiliares administrativos, devem estar devidamente descritas.

Para o enfermeiro ter condições de prestar assistência ao paciente na sala de cirurgia, como: monitorização, ações de segurança para evitar queda, auxiliar o anestesiologista durante a indução anestésica, juntamente com a equipe cirúrgica posicioná-lo na mesa de cirurgia colocando os coxins para conforto, e outras ações específicas, é necessário que haja pelo menos um enfermeiro assistencial para cada quatro salas de cirurgia, além do enfermeiro gerente (coordenador) que é responsável pelas ações administrativas.

Quais atividades são desenvolvidas?

A assistência de Enfermagem perioperatória, compreende as atividades desenvolvidas nos períodos:

– Pré-operatório imediato: da véspera da cirurgia até o momento em que o paciente é recebido no centro-cirúrgico;

– Transoperatório: do momento em que o paciente é recebido no CC até o momento em que é encaminhado para a sala pós-anestésica;

– Intra-operatório: Do início até o final da anestesia;

– Recuperação pós-anestésica: do momento da alta do paciente da sala de operação até sua alta da sala de recuperação pós-anestésica;

– Pós-operatório imediato: da alta do paciente da sala de recuperação pós-anestésica até as primeiras 48 horas pós operatórias.

A resolução COFEN-293/2004

Revogada pela Resolução COFEN nº 543/2017 – Fixa e Estabelece Parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nas Unidades Assistenciais das Instituições de Saúde e Assemelhados e possui o incremento de recomentar o dimensionamento na totalidade do bloco operatório.

Esta Resolução traz a dimensão do Enfermeiro como gestor da assistência, dos recursos materiais, dos espaços ocupados por pacientes e por todas as áreas em que a enfermagem atua no Perioperatório e nos espaços de processamento de artigos para saúde.

A Resolução traz fórmula descomplicada e multifuncional, mas para que atendam as expectativas e particularidades de cada instituição é indispensável que o enfermeiro conheça as rotinas, realidades da unidade a ser dimensionada, como sítios funcionais (transporte do paciente, arsenal/farmácia, RPA entre outros), horário de funcionamento e jornada de trabalho. 

Em relação ao centro cirúrgico e recuperação anestésica é indispensável o histórico da produção cirúrgica, ao menos um trimestre, que contemple: quantidade de procedimentos eletivos e emergência, classificação segundo o porte cirúrgico, o tempo de limpeza das salas e o tempo de espera das cirurgias. Já para o centro de material e esterilização deve fundamentar se na produção da unidade (quantidade de kits recebidos, processados, conferidos e devolvidos, carga/ciclos realizados, carros montados) multiplicada pelo tempo padrão, oferecido pela resolução, das atividades realizadas nas diferentes áreas.

Quantas horas do profissional são necessárias?

Para cada uma hora de cirurgia, são necessárias 2,25 horas de assistência de Enfermagem. No que se refere à proporção do quadro de pessoal, 65% são Enfermeiros e 35% técnicos com atribuições de circulação de sala à instrumentação cirúrgica.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema