Símbolos da Enfermagem

Os Símbolos da Enfermagem foram aprovados pela Resolução COFEN 218/1999 que aprova o Regulamento que disciplina sobre Juramento, Símbolo, Cores e Pedra utilizados na Enfermagem. 
Essa Resolução padroniza o Juramento, Pedra, Cor, e Símbolos a serem utilizados nas Solenidades de Formaturas ou representativas da nossa profissão. É importante destacar que anteriormente não havia nenhuma legislação que normatizava e padronizava esses símbolos.
Cada símbolo possui o seu significado, onde podemos destacar a lâmpada que significa caminho, ambiente. A cobra significa a magia, a alquimia, já a seringa indica a técnica. Além desses símbolos devemos destacar ainda a cor verde utilizada significando a paz, tranquilidade, cura e a saúde.

A Pedra

A Pedra símbolo da enfermagem é a esmeralda e a cor que representa a categoria profissional é a verde esmeralda. A lâmpada é o símbolo mais marcante da enfermagem, pois caracterizava as enfermeiras que andavam pelas antigas enfermarias com sua luz iluminando sua passagem.

O Brasão

O Brasão ou marca de anéis ou acessórios devem seguir as seguintes especificações, para enfermeiro a lâmpada, a cobra e a cruz, já para os técnicos e auxiliares de enfermagem deve ser a lâmpada e a seringa.

o símbolo da enfermagem moderna homenageou Florence Nightingale, que com  lâmpada à óleo (forma de uma lamparina grega) acesa, uma cobra e a cruz vermelha. Juntos, esses elementos representam essa profissão que se traduz em zelo, cuidado e respeito.

Afim de, unificar os símbolos o Conselho Federal de Enfermagem através da Resolução COFEN-218/1999, regulamentou os significados atribuídos aos símbolos da Enfermagem  que são:

  • Cobra: magia, alquimia, uma vez que representa o renascimento ou a cicatrização
  • Cobra + cruz: ciência
  • Lâmpada: caminho, ambiente
  • Seringa: técnica
  • Pedra: esmeralda
  • Cor: verde-esmeralda –  tom de verde único simboliza a natureza, a vida e o poder de cura.

O símbolo do Técnico em Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem segue esse modelo. Ele também é representado por uma lamparina, contudo, a cobra e a cruz são substituídas por uma seringa.

A Resolução COFEN-265/2001 institui a música “Amor e Luz”, vencedora do Festival Nacional sobre Profissionais da Vida, de autoria de W. Luz e N. Farias, como Canção Símbolo da Enfermagem Brasileira.

Quem foi Florence Nightingale?

Florence Nightingale foi uma enfermeira, estatística, reformadora social, escritora e é considerada a criadora da enfermagem moderna. Britânica e de família tradicional, Florence abdicou de sua posição privilegiada para se dedicar ao tratamento de doentes pobres, indigentes e feridos de guerra.

Desde muito jovem, Florence Nightingale demonstrava um comportamento atípico em relação às pessoas da sua idade: seus principais interesses eram matemáticos e estatísticos. Ela utilizava esses conhecimentos para coletar e analisar dados populacionais.

Sua contribuição mais notável foi durante a Guerra da Crimeia: ela e uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias, treinadas por Florence, partiram para os Campos de Scutari, no Império Otomano, para atender os feridos. Durante este período, Nightingale ficou conhecida como a Dama da Lâmpada, pois era constantemente vista em suas rondas noturnas segurando uma lâmpada a óleo, prestando o socorro aos doentes.
Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema