Técnicas para Aferição da Temperatura Corporal

O aumento da temperatura corporal pode ter várias razões e hoje queremos falar sobre algumas técnicas de como você pode medir a temperatura corporal.
A febre é uma elevação da temperatura normal do corpo que pode ocorrer em função de diversos fatores. Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo que é ativado quando há algo de anormal em seu funcionamento. O aumento da temperatura busca destruir invasores, geralmente vírus e bactérias.

O que causa a febre?

A febre é um sinal de alerta e não uma doença em si. Ela serve para nos alertar que pode haver algo de errado acontecendo com nosso corpo”, frisa o médico.
Além dos vírus e bactérias, a febre pode ser causada por insolação, condições inflamatórias, tumor maligno e desidratação. Pode ser efeito adverso até mesmo do uso de medicamentos, como antibióticos, e de algumas vacinas.
Recomenda-se que o paciente aguarde, pelo menos, uma hora após a realização de exercícios intensos, banhos quentes, uso de cigarros, refeições ou ingestões de líquidos quentes ou frios para a medição da temperatura corporal.
Essa pode ser útil para determinar a presença ou ausência de febre e eficácia de um tratamento, principalmente, em tratamentos de infecções com uso de antibióticos.
Nunca se esqueça que acima de 37,5º C a temperatura está elevada, exigindo cuidados e acompanhamento médico e caso ultrapasse 39º C, podem ocorrer convulsões.

Tipos de Termômetros:


Termômetro de tira plástica: as tiras plásticas contêm um cristal líquido, termo-sensível, que muda de cor para indicar a temperatura. Assim, coloque-as sobre a testa e realize a leitura após 1 minuto, com a tira ainda sobre a testa.
Esse método não é muito preciso!

Termômetro eletrônico
:
Esse é utilizado como o de vidro, mas a leitura é feita em um visor digital.

Para o termômetro de vidro a leitura é feita segurando a extremidade oposta ao reservatório do termômetro, de forma que os valores da temperatura fiquem voltados para a pessoa que fará a leitura. Deve-se girar o termômetro, entre os dedos, para frente e para trás, até que um reflexo prata ou vermelho seja observado na coluna.

Termômetro de vidro:
Primeiro, deve-se limpar o termômetro com água fria e sabão ou friccionar com álcool. Em seguida, segure a extremidade oposta ao reservatório do termômetro e sacuda-o até que acuse uma temperatura igual ou inferior a 35º C (95º F).

Locais onde é possível medir a temperatura no corpo


Sendo possível medir a temperatura em três locais do corpo:

• Oral (na boca): coloca-se o termômetro sob a língua e, com os lábios, mantém-se o termômetro fixo, que deve ser mantido nessa posição durante três minutos.
• Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal. Esse é recomendado para bebês, pois não são capazes de segurar o termômetro na boca de forma segura.
• Axilar (sob a axila): é o método mais utilizado. Coloque o termômetro sob a axila, com o braço pressionado contra o corpo, durante cinco minutos antes da leitura.

Assim:

• Lubrifique o reservatório do termômetro com vaselina.
• Posicione a criança de bruços, em uma superfície plana ou no colo.
• Abra suas nádegas e insira o reservatório do termômetro, cerca de 1 a 2 cm no canal anal.
• Após três minutos, remova o termômetro e verifique a temperatura.

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continua nos acompanhando.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema