Tipos de Diagnósticos de Enfermagem

Um diagnóstico de enfermagem é uma declaração que indica vários problemas potenciais diferentes que um paciente pode enfrentar. 

Existem 4 tipos de de diagnóstico de enfermagem, que são os seguintes:

  • diagnóstico de enfermagem real; 
  • diagnóstico de enfermagem de bem-estar (ou promoção da saúde); 
  • diagnóstico de enfermagem de risco 
  • e diagnóstico de síndrome.

Vamos abordar cada um, detalhadamente, ao longo deste artigo, além de dar exemplos e mostrar como fazer um diagnóstico de enfermagem passo a passo.

O que é diagnóstico de enfermagem?

Um diagnóstico de enfermagem é uma declaração que indica vários problemas potenciais diferentes que um paciente pode enfrentar. 

Não se trata de simplesmente avaliar o paciente, que é a primeira etapa do processo de enfermagem e envolve: 

  • exame físico, 
  • monitorar sintomas, como náuseas,
  • medir os sinais vitais, como frequência cardíaca, temperatura, pressão arterial e níveis de oxigênio, entre muitas outras coisas. 

Os enfermeiros frequentemente também devem discutir sobre quaisquer sintomas não óbvios que se possam apresentar, como dor ou vertigem, bem como seu histórico de saúde.

O objetivo final é diagnosticar e tratar os sintomas ou problemas de saúde, e um diagnóstico de enfermagem é a base para estabelecer e executar um plano de assistência. 

Diagnóstico de enfermagem real
Descrevem respostas humanas a condições de saúde/processos vitais que existem em um indivíduo, família ou comunidade. É sustentado pelas características definidoras (manifestações, sinais e sintomas) que se agrupam em padrões de indícios ou inferências relacionados.

Identifica um problema de saúde atual, como a desobstrução inadequada das vias aéreas, como evidência pela incapacidade de manter a oxigenação adequada no ar ambiente.
Diagnósticos de enfermagem de promoção de saúde
Podem ser utilizados em qualquer condição de saúde, não necessitando de níveis de bem-estar atuais. Essa disposição é sustentada por características definidoras. As intervenções são escolhidas junto com o indivíduo/família/comunidade, para melhor assegurar a capacidade de alcance dos resultados enunciados.
Diagnósticos de enfermagem de risco
Descrevem respostas humanas a condições de saúde/processos vitais que podem desenvolver-se em um indivíduo, família ou comunidade vulnerável. É sustentado por fatores de risco que contribuem para o aumento da vulnerabilidade.
Diagnósticos de enfermagem de bem-estar
É um julgamento clínico sobre um indivíduo, grupo ou comunidade em transição de um nível específico de bem-estar para um nível mais elevado. Para que um indivíduo ou grupo tenha um diagnóstico de enfermagem de bem-estar dois indícios deverão estar presentes, tais como: o desejo de um nível mais elevado e estado ou função eficaz presente.
Como componente presente somente o título. O título inicia com “Potencial para Melhoria”, seguido pelo nível mais alto de bem-estar que o indivíduo ou grupo deseja.

Como fazer um diagnóstico de enfermagem passo a passo

O processo de diagnóstico requer que o enfermeiro use o pensamento crítico. Além de conhecer os diagnósticos de enfermagem e suas definições, o enfermeiro toma conhecimento: 

  • das características definidoras e dos comportamentos dos diagnósticos; 
  • dos fatores relacionados aos diagnósticos 
  • e das intervenções adequadas para o tratamento dos diagnósticos. 

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continue nos acompanhando.  

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema