Tomar leite antes de dormir emagrece: verdade ou mito?

Muito além de consumir algum tipo de bebida, praticar exercícios físicos frequentemente também pode ajudar no emagrecimento, tendo em vista que as atividades físicas maximizam a queima de calorias por parte do corpo. Sendo mais eficiente e seguro, quanto se conta com o acompanhamento de profissionais como nutricionista e educador físico.

É importante ressaltar que existem diferentes tipos de leite que podem ser tomados. Tomar 100 ml de leite morno antes de dormir; outra bem diferente é consumir um copo cheio de leite, açúcar e achocolatado.

A segunda alternativa está cheia de açúcar, além de ter mais calorias do que a primeira – e vale lembra que o excesso de açúcar está associado ao aumento de peso.

Composição do leite

O leite é uma combinação de diversos elementos sólidos em água. Os elementos sólidos representam aproximadamente 12 a 13% do leite e a água, aproximadamente 87%. Os principais elementos sólidos do leite são lipídios (gordura), carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas. Esses elementos, suas distribuições e interações são determinantes para a estrutura, propriedades funcionais e aptidão do leite para processamento. As micelas de caseína e os glóbulos de gordura são responsáveis pela maior parte das características físicas (estrutura e cor) encontradas nos produtos lácteos.

O leite é um componente rico em proteína e cálcio, é responsável pelo desenvolvimento, crescimento e manutenção dos dentes e ossos. Além desses benefícios, o leite também é fonte de vitaminas e minerais.
Vitaminas presentes no leite: hidrossolúveis e lipossolúveis (vitaminas A e D).
Minerais presentes no leite: cálcio, magnésio, potássio e sódio.

Os benefícios de tomar leite

Embora tenha benefícios importantíssimos para o desenvolvimento do corpo humano, muitas pessoas utilizam o leite como forma de dieta, principalmente no período da noite, antes de dormir. Mas será que tomar leite antes de dormir ajuda no emagrecimento? O que você acha? Verdade ou mito?
Segundo o que diz alguns nutricionistas, tomar leite antes de dormir ajuda a emagrecer, proporciona uma boa noite de sono, reduz a fome noturna e ajuda a queimar calorias durante a noite.
Já para a nutricionista Lilian Keller, o leite não ajuda a emagrecer, porém, por ser rico em triptofano que é um aminoácido produzido no cérebro que por sua vez aumenta a produção de serotonina, que é o neurotransmissor capaz de proporcionar o bem estar da pessoa, o leite diminui o apetite e melhora a qualidade do sono de qualquer cidadão.
“As refeições pesadas durante a noite deixa o metabolismo da pessoa mais lento, e como consequência o indivíduo encontrará dificuldades de pegar no sono, diferentemente do leite que por sua vez é mais leve e proporciona tranquilidade e bem estar durante o sono”, explica a nutricionista.

Como influencia no organismo?

O organismo de algumas pessoas reage de forma diferente em relação ao consumo de leite, uns se sentem bem, já outros, acaba por passar mal. Portanto, se você tem dificuldades ou pretende fazer uma dieta regada a leite, procure antes de tudo um nutricionista e saiba quais suas dicas e recomendações em relação a este tipo de dieta.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema