Unhas amarelas: O que pode ser?

A unha é uma parte do nosso corpo composta de uma proteína muito firme que é a queratina. O que a grande maioria das pessoas não sabe, é que o aspecto de nossas unhas pode falar muito sobre nossa condição de saúde. Ou seja, se sua unha não está saudável, ou com coloração diferente, fique atento.
Quando a cor da unha fica em uma tonalidade amarelada, ou com manchas amarelas, podem ser sinônimo de diversos problemas de saúde. Entre eles estão: doenças renais, doenças hepáticas, ou até mesmo algum tipo de doença respiratória.Outro motivo para as unhas ficarem amareladas, é o suo de esmaltes muito pigmentadas, como os de cores vermelhas. Além disso, as unhas podem estar precisando de uma “folga” caso você pinte toda semana. Isso também faz com que elas acabem ficando um pouco amareladas.

As causas mais comuns que podem acarretar em unhas amareladas são:

– Deficiência de certas vitaminas e minerais: Assim como acontece com outras estruturas do organismo, certas deficiências nutricionais podem deixar as unhas mais frágeis, quebradiças e descoloradas. As unhas amareladas podem ser o resultado de falta de antioxidantes, como a vitamina A e a vitamina C.
O ideal para manter um corpo saudável e evitar deficiências nutricionais, é realizar uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais. Além disso, pode-se ainda tomar um suplemento vitamínico.

– Micose nas unhas: A micose de unha, também conhecida por onicomicose, é uma infecção causada por fungos, que causam alterações na cor, formato e textura da unha, deixando-a mais grossa, deformada e amarelada. A micose de unha pode ser transmitida em piscinas ou banheiros públicos, quando a pessoa anda descalça, ou quando se partilha materiais de manicure, por exemplo.
O tratamento da micose de unha pode ser feito com esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista.

– Envelhecimento: A medida que a pessoa envelhece, as unhas podem ficar mais fracas e alterar a sua cor, ficando ligeiramente amareladas. Este é um processo natural do envelhecimento e não significa que a pessoa tenha algum problema de saúde.

– O uso contínuo de esmalte nas unhas: O uso freqüente de esmalte de unhas, principalmente de cores fortes, como vermelho ou laranja, por exemplo, pode deixar as unhas amareladas ao final de algum tempo de uso.

– Psoríase ungueal: A psoríase ungueal, também conhecida por psoríase das unhas, acontece quando as células de defesa do corpo atacam as unhas, deixando-as onduladas, deformadas, quebradiças, grossas e com manchas. 

Embora a psoríase não tenha cura, a aparência das unhas pode ser melhorada com o uso de esmaltes e pomadas com substâncias contendo clobetasol e vitamina D. Além disso, uma boa hidratação das unhas irá ajudar a manter uma melhor aparência.

Embora seja mais raro, as unhas amareladas também pode ser um sinal de que a pessoa sofre de diabetes ou problemas de tireoide e, nestes casos, se surgirem outros sintomas característicos destas doenças, é importante ir ao médico, para fazer um diagnóstico. Contudo, o ideal é que se procure uma dermatologista ou profissional qualificada na área da estética para diagnosticar a saúde de suas unhas, e indicar o tratamento apropriado para você.

Gostou do nosso conteúdo e ficou interessado em saber mais? Continue acompanhando o conteúdo do portal e venha conhecer os nossos cursos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema